Cidade material e cidade espiritual
- José Alberto Tostes
- 27 de abr. de 2020
- 11 min de leitura
Todos nós ao nascermos aprendemos desde pequeno as regras de convivência para se viver em sociedade principalmente no lugar que escolhemos para morar. A cidade material é aquela onde estão os seres encarnados com o firme propósito de alcançar os objetivos de evolução moral como homem de bem, todavia, a cidade material nos proporciona uma série de opções que vão desafiar o nosso livre arbítrio. É a nossa escola e aprendizado para evoluir, é nesse espaço que vamos colocar em prática o nosso desenvolvimento, seja em família, no trabalho ou no processo formal de aprendizado.
As cidades espirituais ou Colônias como os autores se referem na literatura Espírita são descritas como ambientes que cercam o lugar como os prédios, pátios, jardins, casas, parques, árvores, hospitais, lazer, bibliotecas, onde os espíritos trabalham, estudam, reúnem-se às suas famílias desencarnadas, quando possível, e descansam (VIDAL, 2014).
Segundo o Portal a Casa do Espiritismo (2018), tal conceito foi amplamente abordado na série denominada A Vida no Mundo Espiritual psicografada pelo espírito André Luiz, através do médium Chico Xavier, iniciada pelo livro Nosso Lar. A obra ficou amplamente conhecida através do filme o Nosso Lar, que teve ampla repercussão pois vislumbrou-se a relação do imaginário entre o comparativo do mundo material e o mundo espiritual. Existem inúmeras Colônias com diferentes objetivos de acordo com o que ocorreu com os espíritos na vida enquanto seres reencarnados.
Então, qual ou quais as diferenças entre as Cidades materiais e as Cidades ou Colônias Espirituais? Concretamente nas cidades materiais vamos ter a oportunidade de aperfeiçoar e melhorar as nossas pendencias e compromissos enquanto espíritos reencarnados, na cidade material, o espirito irá ter a chance de se redimir diante das provas e expiações a que será submetido, muitos avançam nesse processo, entretanto, a grande maioria cai em tentação e sucumbe diante das adversidades e dos sentimentos inferiores, já nas cidades espirituais funcionam no atendimento dos diversos problemas contraídos a partir do processo reencarnatório, e daí a diversidade dos tipos de Colônias existirem com os mais distintos objetivos em favor do desenvolvimento moral dos espíritos.
Na abordagem de diversos autores, a denominação de Colônias Espirituais, é um dos locais para onde supostamente vão as pessoas (espíritos) quando desencarnam e onde aguardam novas reencarnações, trabalhando e estudando. São cidades espirituais que servem de morada para os espíritos com algum grau de evolução, ou seja, que praticaram relativamente o lema moral faça aos outros o que gostaria que os outros lhe fizessem (VIDAL, 2014).
Para o autor Vidal (2014) e o Portal a Casa do Espiritismo (2018), a Colônia é uma região situada fora do âmbito geográfico de uma soberania, e cuja posse e administração está exerce. As colônias espirituais estão nas regiões umbralinas (da primeira à quarta esfera espiritual acima da crosta terrestre), mas não são Umbral, pois são extensões extraterritoriais dos planos espirituais superiores (da quinta a sétima esfera espiritual acima da crosta terrestre). Por exemplo, Nosso Lar está na terceira esfera espiritual sobre a cidade do Rio de Janeiro e Alvorada Nova está na quarta esfera espiritual sobre as cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão e Guarujá, no litoral do estado de São Paulo, ambas sobre o Brasil.
De acordo com a (Revista Espiritismo e Ciência, 11) uma das mais conhecidas comunicações sobre a vida após a morte surgiu nos relatos do espírito André Luiz ao médium Chico Xavier no livro Nosso Lar. Ele se refere à existência de uma cidade completa, no plano espiritual, além de uma região que ficou conhecida como Umbral. Esse plano espiritual se situa próxima à crosta terrestre, e nele o espírito continua possuindo as sensações físicas próprias da vida terrestre, como alterações de temperatura, fome, sede, dificuldade em respirar, etc. Ali é possível comer e beber como fazia quando era vivo.
O artigo faz referência aos “grandes edifícios com os espaços regulares e ordenados, formas diversas, casinhas cercadas de muros de hera, parques, animais domésticos, e todos os lugares repletos de muito verde; assim é descrito o Nosso Lar. Há, ainda, grandes fábricas de preparação de sucos, de tecidos e artefatos em geral, que dão trabalho a mais de cem mil criaturas. Os espíritos que habitam o Nosso Lar aprenderam na prática a divisão das tarefas administrativas em “departamentos espirituais”, por meio de visitas aos serviços da Alvorada, uma das colônias espirituais mais importantes que os circuvizinham. ” (REVISTA ESPIRITISMO E CIÊNCIA 11, PÁGINAS 24-29).
No mundo todo, nas mais diversas épocas, surgiram inúmeros relatos de cidades que se situariam no mundo espiritual, ou numa dimensão paralela, como preferem alguns pesquisadores. No entanto, poucos são tão ricos e impressionantes em detalhes quanto o de André Luiz de acordo com o artigo da Revista Espiritismo e Ciência. Sobre esse tema pode-se ter a dimensão do assunto na vasta obra de André Luiz psicografada pelo médium Chico Xavier, como Nosso Lar e Evolução em dois mundos.
No Livro: Moradas Espirituais de Vania Arantes Damo (2004), relata aproximadamente 20 Colônias espirituais no Brasil assim descritas:
“Colônia das Águas - próxima à entrada do rio Amazonas, em terras do Brasil, ainda com o nome de Solimões, estendendo-se no sentido em que correm as águas do grande rio, no seu encontro com o mar. Sua especialidade: receber os desencarnados por problemas circulatórios e que são afetados no períspirito, pela impressão da doença.
A Colônia Amigos da Cor - Fica ao norte de MG, passando pelo Extremo Sul da Bahia, passando por Porto Seguro e avançando pelo Oceano Atlântico. Realiza grande socorro a recém-desencarnados através de missas, visto que os tarefeiros desta Colônia prestam atendimento nas igrejas, nas santas Casas de misericórdia e em funções de ritual católico. É uma das mais antigas colônias em terras brasileiras.
A Colônia da Praia - Fica no sudeste do Espírito Santo, próximo a Marataízes, estendendo-se além da Ilha dos Franceses. É voltada para atividades espirituais que atuam na ecologia terrena, desenvolvendo estudos e mantendo observação atuante no equilíbrio exercido pelo oceano, na estrutura do planeta. Funciona como um dos pontos de vigilância na harmonia planetária.
A Colônia das Flores - É uma das maiores colônias espirituais. Inicia-se na parte central de Santa Catarina, nas proximidades de Tangará, seguindo sem interrupção até o norte de Goiás, na cidade de Alto Paraíso de Goiás. Como pontos de referência, no Paraná, está próxima a União da Vitória, a Londrina. Adentrando São Paulo, às cidades de Presidente Prudente, Pereira Barreto e Santa Fé do Sul. Segue em direção do sudoeste de Minas Gerais, adentra Goiás, por São Simão, Paraúna até Alto Paraíso. “Paraíso das Flores”. Especializou-se no socorro aos que desencarnam vítimas de câncer e que quase sempre conservam a impressão da doença no períspirito.
A Colônia Nova Esperança - Poderia ser chamada de “Colônia da Estatística Planetária”, devido à sua importantíssima função, na catalogação de todos os espíritos que entram, saem e que permanecem no Orbe planetário, o que, hoje, equivale a aproximadamente 30 bilhões de espíritos. Ela se localiza bem próximo à cidade de Palmelo/GO (na direção de leste a norte), estendendo-se nas direções das localidades de Pires do Rio, Ipameri e Caldas Novas, respectivamente. É grande a quantidade de espíritos que chegam para os primeiros socorros, devido à sua potente irradiação planetária. Após o tratamento inicial, vários espíritos são encaminhados a outras colônias, para o prosseguimento de tratamentos específicos ou por afinidade e vontade, ou, ainda, por solicitação de espíritos familiares, com méritos para isso. Possui vários postos de socorro e atendimento espalhados por vários lugares da Crosta Terrena, e estes postos recebem todos o nome de “Boa Esperança”. As atividades espirituais são intensas e possui muitos emissários de luz. Todo trabalho de serviço prestado na Colônia recebe-se “bônus-hora”.
A Colônia Morada do Sol - Localiza-se na parte leste do Brasil, estendendo-se do norte da Bahia, próximo a Altamira, atravessa Sergipe, passando por Aracaju, segue por Alagoas, por via de Maceió, indo até o norte de Pernambuco, na Ilha de Itamaracá. Esta Colônia também coordena um trabalho de equipes espalhadas pelo planeta, levando socorro, assistência e amparo a todos os portadores de “doenças tropicais”, os quais se encontram encarnados.
A Colônia Raios do Amanhecer - Localiza-se na parte central do planeta, acompanhando a imaginária linha do equador. Forma uma quase “ciranda” em torno da Terra, embora apresente núcleos de espaço em espaço. Os maiores núcleos estão no Brasil, norte do Amapá, passando pelas Guianas em direção ao Atlântico; na África, abrange os dois Congos e o Quênia; e o outro grande núcleo se encontra nas Ilhas da Indonésia, entre os oceanos Índico e Pacífico. Além desses existem outros núcleos menores e o conjunto deles é que constitui a Colônia Raios do Amanhecer. Cada núcleo apresenta características filosóficas próprias, embora seja a do Cristo a filosofia de atendimento em todos eles. No Brasil, a colônia tem o aspecto de uma grande “parque infantil”, pois é o mundo espiritual das crianças. Os grandes centros de lazer infantil na Terra foram inspirados nessa Colônia.
A Colônia de Regeneração - Localiza-se nas proximidades de Goiânia, seguindo em direção a Brasília, envolvendo Anápolis, Pirenópolis, Luziânia até Formosa. Trabalha também na recuperação dos espíritos mutilados no períspirito, área que envolve muitos setores de atendimento: fluídico concentrado, terapias, academias, esportes, tudo isso com uma contínua conscientização de renovação interior.
A Colônia do Sol Nascente- fica no sudoeste do Estado de SP, envolvendo as áreas de S. José dos Campos, Campos do Jordão, Itajubá (MG), Pouso Alegre (MG), Águas de Lindóia e Bragança Paulista, em SP. A Colônia apresenta também um setor de preparação do espírito para o reencarne aguardando o momento determinado por Deus; geralmente ficam felizes com a nova oportunidade e aguardam esperançosos; e há os que são encaminhados para lá para receberem essa preparação para voltarem à vida física.
A Colônia Redenção - fica no leste da Bahia, com uma forma mais ou menos triangular, numa área de envolve Salvador, Alagoinhas e Feira de Santana e é de grande referência no plano espiritual. É um grande laboratório fluídico, do qual toda a colônia se beneficia e distribui seus fluidos através de suas equipes socorristas na Terra. Nesta colônia encontra-se um arquivo com as mais lindas histórias e exemplos de amor que o Planeta conheceu, começando pela história de Jesus, com cenas vivas.
A Colônia das Montanhas - localiza-se a noroeste de MG, próxima à divisa com Goiás, adentrando o Sudoeste entre a Serra Bonita (MG) e a Serra da Capivara (BA) e a Serra dos Gaúchos (MG), envolvendo toda a área do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, onde envolve as águas dos rios Urucaia e Pardo com seus afluentes.
A Colônia do Bom Retiro - Localiza-se no Paraná entre Curitiba e Ponta Grossa, estendendo-se ao norte até Cerro Azul e, ao sul, até Água Azul. Tem o formato de um losango. Além do socorro espiritual a desencarnados, sua função principal é voltada ao reequilíbrio do espírito.
A Colônia Padre Chico - fica no Triângulo Mineiro, na região que envolve Uberlândia, Tupaciguara, Monte Alegre de Minas, Prata e Miraporanga, como pontos de referência material. É também conhecida no Plano Espiritual como a Colônia das Margaridas, pela grande quantidade dessa flor espalhada por toda a Colônia, na cor branca e na amarela. Colônia de porte médio, tem vida intensa e movimentada devido ao grande número de espíritos nela abrigados tanto para socorro quanto para trabalharem e servirem em nomedoCristo. A Colônia do Moscoso - Situada na parte centro-leste do Espírito Santo. Envolve a área que abrange Vitória, Vila Velha, Domingos Martins, Cariacica, Serra, Jacaraípe e Oceano Atlântico. Tem o formato de um retângulo – características orientais, por ter sido fundada pelos “Moscos”, povos que habitavam entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, havia milhares de anos e que vieram em migração espiritual para o psiquismo do Brasil. Tem como característica o desenvolvimento de técnicas especiais, que auxiliam o espírito à autodescoberta, como essência divina. Distribui equipes de tarefeiros, por toda a parte, estimulando e concedendo apoio a toda tarefa que visa à educação da alma, no domínio de si mesma, ampliando os setores de autoconhecimento. Inspiram encarnados nos livros de autoajuda oferecendo o resultado de suas pesquisas e esforços visando ao autoconhecimento.
A Colônia do Rouxinol - Fica ao norte do Brasil, no Maranhão, na região que envolve a Serra das Alpercatas. Suas extremidades aproximam-se ao norte da cidade de Presidente Dutra; ao sul, de Raimundo das Mangabeiras; a leste, da Represa da Boa Esperança (divisa com Piauí) e, a oeste, de Naru. Há uma profunda sensação de paz e ali ficam os espíritos que desencarnaram após longos períodos de enfermidade ou que tiveram morte súbita, com perda de sangue (o plasma da vida).
A Colônia das Violetas - É uma colônia do Brasil central. Se estende do rio Sucunduri (AM) ao Parque Nacional do Araguaia (TO), passando pela Serra do Cachimbo, por Santa Maria das Bandeiras (PA) e pela Serra dos Apiacás e Alta Floresta (MT). A Colônia desenvolve técnicas voltadas para a cura de enfermidades cardíacas. Nos seus educandários e laboratórios, espíritos estudiosos oferecem não só no plano espiritual, mas também aos estudiosos encarnados, o resultado de suas pesquisas. O avanço médico, no setor cardíaco, recebe direta ou indiretamente a influência positiva dessa Colônia inspirando os transplantes do coração, pequenas, média e grandes cirurgias cardíacas e todo avanço desenvolvida nessa área vem desta Colônia.
A Colônia Gramado - desenvolve também um trabalho específico – técnicas de estudo relacionadas com a “coluna vertebral”, “coordenação motora das pernas e pés”. Muitos dos profissionais dessa área encarnados têm afinidades com esta colônia recebendo dela muita influência, em especial os que fazem “cirurgias de hérnia de disco”, para se aprimorarem as técnicas dessa enfermidade. Cuidam também de serviços relacionados com “paralisias”.
A Colônia do Abacateiro - abrange os estados de Goiás e Mato Grosso na região que fica entre o distrito de Aparecida do Rio Claro, próximo a Montes Claros de Goiás (GO), Barra do Garças (MT), Primavera do Leste (MT), Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Rondonópolis (MT) e Bom Jardim de Goiás (GO), como pontos de referência. Aparecida do Rio Claro e Cuiabá são os pontos extremos a leste e oeste, e toda a colônia é cercada de abacateiros. A Colônia desenvolve técnicas e tratamentos específicos no atendimento “renal”, tanto no períspirito quanto no auxílio a todos os processos de enfermidade renal dos encarnados em resgate nesse setor.
A Colônia Estudo e Vida - Encontra-se no Mato Grosso do Sul e parte da Bolívia. No Brasil, envolve a região do Pantanal Matogrossense adentrando a Bolívia pela Lagoa Mandiorê. A finalidade da Colônia é o estudo da vida. Todo espírito que deseja aprofundar-se em algum estudo de autoconhecimento, para compreensão dos próprios conflitos e desencontros, para qualquer assunto que vise ao bem, à elevação de conceitos e à busca de Deus, desde que tenha “bônus-horas” suficientes para se inscrever na Colônia, poderá dirigir-se a ela e permanecer enquanto desejar. Espíritos também fazem uma retrospectiva, reprogramando-se para o futuro, verificando que pontos ainda os fazem ingressar na matéria, para posteriormente poderem deixar o planeta Terra em busca de outro.
A Colônia Arco Iris - Localizada na região norte do Brasil, a colônia vai de Porto Velho (RO) a Manaus (AM), em linha reta, abrindo aproximadamente 20 km de largura. Espíritos volitam entre esses arco-íris como se fossem viadutos no espaço em tarefas de amparo aos encarnados e conhecidos como “os filhos do arco-íris”. Estas foram poucas das muitas Colônias Espirituais existentes em nosso país... “
As Colônias descritas pela autora mostram a ampla diversidade de atendimento no mundo espiritual, e em especial no Brasil e nos auxilia a compreender melhor o tema. Não é fácil ainda para aqueles como reencarnados a terem a crença na existência na vida pós-morte, mais ainda, na existência de Cidades espirituais ou Colônias Espirituais.
É sempre interessante para todos independente de qual seja a sua crença religiosa, o significado da vida pós-morte. São inúmeras as visões filosóficas da crença da vida após a perda do corpo físico. A literatura em geral tem abordado amplamente temas que estão correlacionados a essa discussão. Na Doutrina Espírita, codificada por Alan Kardec, as chamadas obras básicas são o aporte necessário para compreender o tema de pós-morte. Os receios da morte de acordo com a literatura universal ainda são cercados de muito mistério a respeito das diferentes interpretações e significados.
Portanto, o tema é interessante, pois nos coloca diante da necessidade de conhecer o que significa a relação entre a Cidade material, a Colônia ou Cidade Espiritual. E como nos propõem o conhecimento doutrinário no Espiritismo é preciso trabalhar pela Reforma Intima e pelo nosso desenvolvimento e aperfeiçoamento moral na condição de reencarnados. É importante a leitura das Obras Básicas, codificadas por Alan Kardec e principalmente do Livro dos Espíritos, no item a Lei de Liberdade e da abordagem sobre a condição do Livre-arbítrio.
E quanto a cidade material? É nessa cidade que está o exercício maior do Livre arbítrio, que nos liberta ou nos aprisiona, e vai depender do compromisso moral de cada um com o seu desenvolvimento. O que se pode concluir é que, tanto na cidade material, quanto na cidade espiritual o espirito irá colher os frutos de tudo aquilo que plantou durante o seu processo reencarnatório, pois a vida como reencarnado deve representar acima de tudo a reeducação espiritual do espirito. E você como está se saindo no seu desenvolvimento como reencarnado na cidade material?
Comments